São João do Maranhão e o Bumba Meu Boi
Breve dissertação sobre as festividades da cultura popular brasileira no estado do Maranhão.


A festa junina do Maranhão começa no 1° dia do mês de junho e se estende até o final de julho. Mas antes, já têm os “esquentas”, o que coloca o São João do Maranhão como uma das maiores festas do Brasil e do mundo com quase três meses de festejo. Onde pela tradição, são homenageados o dia de Santo Antônio em 13 de junho; São João, em 24 de junho; São Pedro na madrugada de 28 para 29 de junho e São Marçal em 30 de junho. Os maranhenses e turistas participam destes festejos e arraiás com danças e brincadeiras da cultura popular, onde tem destaque o Bumba Meu Boi, uma manifestação artística da cultura popular brasileira que envolve música, teatro, e figurinos muito bem produzidos, uma herança centenária que conta uma linda e rica história que foi passada por gerações nos sotaques de zabumba, orquestra, matraca e pandeirão.
Além disso, o Bumba Meu Boi foi reconhecido pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade. “Não é só um momento de apresentação artística, ele representa a devoção, espiritualidade e religiosidade, além de diversão para a comunidade”, relata Noel Carvalho.
Nós da Fairtrade Capital deixamos esta alegre lembrança deste período festivo que se encerra neste ano, para lembrar que valorizamos a cultura e o turismo em qualquer lugar, mas principalmente na cidade em que está localizada nossa sede, São Luís. E também para deixar um gostinho em quem ainda não conhece esta festa maravilhosa para os próximos anos.
Assim como nosso São João, valorizamos a tradição e o respeito as mais diversas culturas e vontades individuais, te guiando pelo melhor caminho para atingir teus objetivos. Obrigado, por todas as oportunidades, Maranhão!
