O mercado financeiro é repleto de termos e conceitos que na primeira impressão para os que não são familiarizados, dão a entender que podem ser de natureza complexa, mas quando exploramos mais a fundo sobre ao que competem, podemos nos surpreender com definições mais simples do que o imaginado, e sempre devemos buscar pelo entendimento destes conceitos no mercado financeiro, que devem trazer mais segurança e colaborando na assertividade no processo de tomada de decisões nos investimentos, no desenvolvimento pessoal e profissional.
Este é o caso com conceitos simples, que iremos abordar neste artigo, como os de Marcação à Mercado e Marcação na Curva. Esses termos são essenciais para quem deseja tomar decisões informadas e seguras em suas aplicações financeiras.
Marcação à Mercado
Quando falamos de produtos do mercado financeiro, é sempre importante buscarmos nosso desenvolvimento no entendimento sobre alguns conceitos específicos, que são cruciais para garantir mais segurança e precisão nas decisões, e um deste conceitos bastante importantes, é o da Marcação à Mercado.
Que se dá, pelo método de precificação de cotação em ativos como títulos de renda fixa no dia, ou seja, é o quanto seria obtido caso o ativos fosse vendido no mercado naquele exato momento. Esse método é adequado para ativos que possuem disponibilidade para negociação e é utilizado para garantir que o valor registrado no balanço patrimonial de um investidor ou de uma instituição financeira seja o mais próximo possível do valor real de mercado. É quanto o mercado está disposto a pagar para adquirir o ativo da sua carteira, para venda no momento da cotação, quanto você teria, por isso a marcação a mercado é realizada diariamente.