Encontro com Edu Lyra no Pacto por São Luís-MA

Nossa equipe visitou um evento presencial na sede da Fecomércio de São Luís - MA, com a presença do empreendedor social de maior destaque no país, Edu Lyra da gerando Falcões.

NEGÓCIOSPUBLICIDADESUSTENTABILIDADE

Fairtrade Capital Marketing

Eduardo Lyra é fundador e CEO do Instituto Gerando Falcões, organização social sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento social de crianças e adolescentes por meio do esporte e da cultura. O grupo também tem o compromisso de oferecer formação profissional a jovens e adultos do mercado. O principal objetivo de Eduardo é que a iniciativa tenha impacto nacional.

O Gerando Falcões foi criado a partir de um programa criado por Eduardo Lyra que replicava modelos existentes no setor privado. O objetivo é profissionalizar as operações para causar maior impacto. Pensando nisso, Lyra procurou grandes empresas e viu no projeto um bom lugar para investir.

Como todos sabemos, Edu Lyra nasceu e cresceu em uma comunidade da cidade de Guarulhos. Suas experiências nesse período, aliadas à influência da mãe, fizeram com que seus objetivos estivessem relacionados às instituições sociais.

Eduardo chegou a se matricular na faculdade de jornalismo, mas não concluiu.

Em 2013 criou o Instituto Gerando Falcões. O projeto social atraiu investimentos de empresários como Jorge Paulo Lemann, Carlos Wizard, Flávio Augusto da Silva e outros.

O projeto de Eduardo, com menos de uma década, já fez dele uma das figuras mais influentes do terceiro setor.

Eduardo Lyra nasceu em 1988 nos arredores de Guarulhos, segunda maior cidade do estado brasileiro de São Paulo.

Quando ela tinha três anos, a casa de Laila foi destruída por uma tempestade. Quando ele era criança, seu pai foi preso por porte de armas, roubo de bancos e participação em gangue. Após 20 anos, foi dispensado e ingressou no mercado de trabalho.

Foi sua mãe quem o apoiou durante esse período. Além de deixar o filho estudar, ela também o incentivou a participar de projetos voluntários.

Segundo Eduardo, ela disse: “Filho, não importa de onde você vem, importa para onde você vai”.

Em 2011, Eduardo publicou de forma independente o livro “Jovens Falcões”. Para divulgar esse trabalho, ministrou palestras em escolas públicas do estado de São Paulo. Foi nesse período que nasceu a ideia de criar uma ONG.

Dois anos depois, em 2013, Lyra criou o Instituto Gerando Falcões. A organização tem como foco a promoção social das pessoas da periferia.

A maior diferença deste projecto é que reflecte modelos de sucesso existentes no sector privado. Um conceito raramente utilizado para entidades do mesmo tipo.

Outra mudança em sua gestão foi buscar parcerias com grandes empresários do país. Entre eles, além do apoio financeiro, os empreendedores sociais também buscam a troca de experiências.

Não à toa, o modelo de gestão da Ambev se repetiu dentro da organização, sendo Lehmann um dos principais sócios do negócio.

Como alguém que “entrou” no mercado, Eduardo garantiu investimentos para repetir o Gerando Falcões em outras 10 comunidades do Brasil. Isso afetará mais de 18.000 famílias.

Porém, o principal objetivo de Lyra é tornar o projeto a maior rede de instituições sociais do mundo. Como resultado, a desigualdade social no Brasil tornou-se cada vez menor.

Evento Pacto por São Luís